"Banzeiro" de Daniela Mercury: Canção que merece o título de "Música do Carnaval Baiano" - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

"Banzeiro" de Daniela Mercury: Canção que merece o título de "Música do Carnaval Baiano"

Foto: Reprodução Instagram

O título de música do carnaval tem duas vias: Nacional e Bahia. Nem sempre elas se cruzam. E essa divisão começa a partir do momento que as principais premiações anulam canções de artistas que não pertençam ao nicho baiano [ especialmente do axé ]. 

A partir desse ponto,  analisando o que vem sendo divulgado pelos principais artistas do segmento em 2018 - seria justo que o título de "Música do Carnaval Baiano" fosse entregue a "Banzeiro" de Daniela Mercury. Vale ressaltar que cada canção tem sua proposta e seu foco , porém a qualidade e o apelo popular que Mercury tem conquistado no estado da Bahia com seu single (algo que não se via e ouvia da artista há anos) , isso já valida sua coroação. Não é fácil entrar numa disputa com uma letra requintada,  onde boa parte das músicas 'concorrentes' soam descartáveis e clichês (algo típico do que vem sendo consumido nos últimos anos na folia baiana).

"Banzeiro" por si só reaviva o gênero com uma batida multifacetada e com referências regionais. A levada paraense que indiretamente nos leva ao balanço do frevo, evidencia as inúmeras faces melódicas da canção.

Outro ponto que merece ser destacado é a sua entrada entre as dez mais tocadas do gênero em meio a tantas canções com termos que só de serem utilizados musicalmente , já popularizam algumas candidatas a hit. É uma disputa desleal, mas só reafirma o acerto da rainha do axé em remar contra a maré e ainda se sobressair com bons números nas rádios [ Mais de 7 mil reproduções,  segundo a Connectmix ] e ter boa aceitação pelos foliões. 

Sabe aquela famosa frase  "A César o que é de César". Depois de tantos prêmios entregues a canções que nem de longe rabiscavam o movimento. Já está na hora de voltar a dar ao axé o que é do axé  - e "Banzeiro" vem  levantando essa bandeira com maestria. 



POP Brasil
David Dukki