COLUNA: O polêmico 'Vídeo com áudio isolado' não anula os feitos de Anitta nos últimos anos - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

COLUNA: O polêmico 'Vídeo com áudio isolado' não anula os feitos de Anitta nos últimos anos



Foto: Reprodução



'Que show maravilhoso, incrível!' , 'Ela lacrou literalmente' bradam aqueles  que acompanharam um show de uma famosa cantora pop e gringa. Detalhe: 1 hr e 30 minutos de um desgastado playback. A questão  que trago  é  simples: Aplaude  a gringa que usa playback durante toda a turnê, mas pisoteia em um artista da terra que mesmo semitonando faz o show acontecer na raça, sem o uso desse artificio. Trago  essa questão após  um vídeo com áudio  isolado da performance da Anitta no Prêmio  Multishow ter vazado. No video a cantora apresenta certo cansaço na voz e semitona durante a performance . Críticas são  inúmeras  e os comentários  desrespeitosos se propagam nas redes. Como compreender alguém  que dispara ódio  gratuito por não  gostar  da personalidade, por não  curtir  o som ... Sendo que numa outra via é  admirador de um 'fantoche artístico' que só  funciona no palco com playback!?. 

É  inadimissivel que ainda tenhamos que conviver  com a hipocrisia de quem julga como lixo e vergonha alheia aquilo que nasce na terra. Porém, idolatra, põe  no pedastal, aquele que faz pouco caso e muitas vezes produz algo com qualidade bem inferior. Detalhe: Passam meses na fila de shows pra ouvir o CD tocando e não  um artista que se doou por inteiro.

Defendendo Anitta? Talvez sim, talvez não.  O que coloco em cheque é  a capacidade  das pessoas se alimentarem do que é  negativo e não  darem valor ao lado positivo  da coisa. Você  sabia que por trás  da Anitta rebolando no palco, sensualizando,  existem famílias que dependem de seus shows?. Você  sabia que o gênero  musical que ela defende  não  nasceu com o barzinho e o violão? . Julgar  como vulgar,  como sem talento isso vai do ponto de vista de cada um - embora na maioria das vezes o ponto de vista nem sempre enxerga a clareza  dos fatos.

Não  é  errado,  não  é  vergonhoso e nem tampouco é  demérito se Anitta ou qualquer outra artista   usa e abusa do corpo na cênica dos shows, nos figurinos. Já parou pra pensar se a música nacional fosse pautada apenas na adocicada e brilhante voz de Marisa Monte ? Seria tedioso. A vida e a música se fundem com os momentos. Se você  é ser humano e não um robô, sem dúvida alguma tem noção de que há espaço tanto para  a melancolia e romantismo de Marisa Monte, Sandy, mas também há espaço para o entretenimento e diversão das canções de Anitta, Ludmilla, Claudia Leitte, Ivete e tantas outras.  No mais, se a música  é universal,  o respeito não  é  diferente. Não  é um video com áudio  isolado que deve ser usado  como parâmetro  para julgarmos o caráter e o talento de alguém. No caso de Anitta, seus inúmeros feitos nos últimos anos não serão anulados ou perderão a importância .  Gostar ou não, é  um direito de todos e respeitar nada mais é  que obrigação. 

POP Brasil 
David Dukki