COLUNA: A importância da vitória de Paula Fernandes no Grammy Latino - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

COLUNA: A importância da vitória de Paula Fernandes no Grammy Latino

Foto: Reprodução 

Na última  quinta-feira, 17, aocnteceu a décima sétima edição do Grammy Latino. A premiação aconteceu  em Las Vegas e entre os destaques nacionais,  um nome figurou  nas redes sociais: Paula Fernandes.

O que  a vitória de Paula Fernandes representa para as mulheres no movimento sertanejo?

Muito mais que um rótulo  de uma premiação e um troféu  a ser exibido  nas redes sociais ou artigo decorativo em sua prateleira. A vitória de Paula Fernandes em um segmento que sempre foi dominado por homens, reafirma  o poder da mulher em um gênero  que por muito tempo teve a ala masculina como centro das atenções . 

Nadando contra a corrente  em um cenário ondr a 'sofrência'  atualmente é  o principal combustor do sertanejo, a poesia de Paula Fernandes é um biscoito massa pra quem é  fino e um biscoito fino pra quem é da massa.

A coroação no Gramny após  alguns anos sendo indicada  e sem vitórias, traz uma responsabilidade e confirma a qualidade de sua discografia,  em especial o álbum 'Amanhecer'. Se analisarmos  a questão  comercial,  'Amanhecer'  fez pouco barulho no mercado em termos  de vendas, mas é um dos álbuns sertanejos que aliou qualidade nos arranjos e nas letras. Sabe aquele  ditado  que nem sempre o que cai no gosto popular tem qualidade e relevância na história da música popular brasileira, assim é  o  mais recente  projeto de Paula Fernandes. 

Tais afirmações soam como Demérito?  Não.  Apenas refletem um degrau a mais na carreira da artista que conhece seu potencial  e talento e sabe colocá-lo em prática  sem se vender ou colocar sua história  na música  em cheque apenas pensando no lado comercial. Uma artista que trouxe um trabalho lindo para os fãs,  sem grandes hits no projeto mas com  canções que carimbam sua versatilidade em um jeito peculiar de fazer o tão  aclamado sertanejo. 

No mais, O Grammy Latino na carreira da diva do sertanejo é  uma conquista não apenas sua e sim para todas as outras vozes femininas que estão em alta atualmente. Paula Fernandes não  precisou gritar  aos quatro cantos um 'empoderamento feminino' disfarçado de publicidade.  A sua vitória no Grammy mesmo que indiretamente fez com que a força da mulher no sertanejo fosse notada e coroada, a partir do momento  em que um nome feminino vence uma categoria dominada durante anos por homens.

POP Brasil
David Dukki