COLUNA: Emplacando hit ou não, artista consolidado já tem seu espaço no mercado - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

COLUNA: Emplacando hit ou não, artista consolidado já tem seu espaço no mercado

Foto: Reprodução 

Estamos na era dos views? Sim. O mercado vem utilizando bastante as visualizações na internet como parâmetro para fechar contrato? Também.  Mas, isso é  tema pra uma outra coluna. Esta semana trago como questão: Artista consolidado sempre tem prestígio no mercado.

Nos últimos 3 anos, uma safra de novos artistas começou ser acolhida pelo grande público - do funk ao sertanejo. Nomes que começaram  a aquecer o mercado da música  nacional e os principais charts em todo o país. E aqueles artistas que ja possuíam uma história na música?  Perderam espaço?  Sumiram? A resposta é NÃO.

Cito alguns exemplos de artistas consolidados que mesmo não emplacando grande hits nas rádios, possuem uma marca forte no mercado, outros por sua excelente contribuição para a construção da música popular brasileira.  Claudia Leitte, Daniela Mercury, Joelma, Lulu Santos, Paula Fernandes, Ivete Sangalo e Zezé  Di Camargo e Luciano são alguns dos artistas que compõem  esse retrato. E toda essa credibilidade deve-se a uma história já enraizada no cardápio da música nacional. Eles não precisam figurar no topo das paradas ou tocar demasiadamente nas rádios.  Basta chegar em qualquer esquina e citar o nome de qualquer um deles - alguém  conhece, já ouviu falar e até já cantarolou alguma música sua. Isso se chama HISTÓRIA NA MÚSICA. É aquele tipo de artista que pode ficar meses  sem lançar disco, single... Mas, que sempre terá espaço e um nome a ser lembrado no cenário.

Talvez este seja o maior desafio de quem está chegando agora, construir uma história de 15, 20 anos e ainda assim se manter entre os preferidos do mercado, mesmo sem grandes hits expressivos.  Isso acontece quando o artista se torna uma grande marca ou quando sua obra possui enorme relevância na construção da história de um gênero musical e/ou da música nacional.

No mais, a melhor posição nos charts torna-se dispensável  quando sua trajetória fala por si só .

POP Brasil
David Dukki