COLUNA: Canção Romântica - o caminho que melhor descreve a essência e potencial de Lexa - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

COLUNA: Canção Romântica - o caminho que melhor descreve a essência e potencial de Lexa

Foto: Reprodução


Em recente entrevista nos bastidores do programa Legendários (Rede Record), a cantora Lexa afirmou que apostará no romantismo em seu novo álbum e junto com a declaração, veio a afirmação: 'Deu muito certo música lenta' e é essa a questão que trago como tema na coluna Questão de Opinião desta semana.

Em outubro de 2015, eu já tinha opinado através de nosso editorial sobre a carreira da cantora, em especial sua zona de conforto e identidade: O Romantismo. Na época, mesmo sem confirmação de lançamento da música 'Pior Que Sinto Falta' como single, eu já tinha sugerido e conversado junto a toda equipe do POP Brasil, a grande possibilidade da canção ser lançada como música de trabalho. E o motivo? Dois motivos me fizeram acreditar que a faixa se tornaria sucesso nas rádios: O lado comercial e a essência da artista  facilmente identificada em baladas românticas. O resultado não poderia ter sido diferente, a canção estourou nas rádios, sendo o single de melhor desempenho em execuções em todo o país - aproximadamente 125 mil execuções desde o lançamento. até o fechamento desta matéria.

NOVO ÁLBUM
Com a confirmação das músicas românticas embalarem boa parte das faixas de seu novo disco, reafirmo mais uma vez, que 'canção romântica' é a essência e principal característica que precisa ser usada no trabalho da cantora em questão. Sua voz ganha vida e a interpretação em canções que falam de amor, se sobressai. Esse é o 'tal diferente' que precisa ser notado e assimilado pelo público, pois há inúmeras cantoras que dançam e exploram coreografias no cenário pop e funk (o que já torna o gênero clichê), mas poucas possuem um vocal limpo, afinado e gostoso de ouvir como a Lexa. 

O público se encantou com a revelação nacional de 2015 com seus vídeos na internet ao som do piano e é justamente a música de trabalho que tem esse instrumento como aliado, a obter melhor aceitação entre o público em geral, visto que não ficou restrita ao seu fandom.

Sobre o novo álbum: Reggae e baladinha romântica não vão faltar, e os amantes das canções dançantes não ficarão carentes. Com o sucessor de 'Disponível' (Primeiro álbum), a cantora pretende explorar aquilo que mais aflora seu lado artístico e ingrediente perfeito dos amantes da boa música pop e romântica, o amor. Mesmo defendendo a arte e não os números, o mercado infelizmente é motivado pelos algarismos. Portanto, ressalto aqui a seguinte observação: O romantismo  foi o responsável por colocar a artista em primeiro lugar no dia do lançamento do clipe em diversas praças do país, fazendo com que a cantora permanecesse por semanas no top 5 das canções mais tocadas do gênero nas rádios.

Seu timbre é agradável e afinado nos mais variados segmentos, mas não há dúvidas de que as canções lentas destacam a sua voz e talento, mostrando de fato potencial artístico e raro na nova geração de artistas oriundos do pop e funk nacional - artistas que em sua maioria possuem vozes fabricadas e robotizadas dentro de um estúdio.

No mais,  a canção romântica é o caminho que melhor descreve a identidade musical e potencial da cantora Lexa.

POP Brasil
David Dukki