COLUNA: Todo fã tem um lado hater? Se ele tiver uma vida frustrada, sim. - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

terça-feira, 26 de julho de 2016

COLUNA: Todo fã tem um lado hater? Se ele tiver uma vida frustrada, sim.

Foto: Pop Brasil


Os dias, meses, anos...Tudo na vida passa, exceto a frustração de quem enxerga no outro , um espelho glorioso de suas conquistas - neste caso, de quem enxerga no ídolo alheio. É essa a questão que trago na coluna desta semana: O lado hater de uma parcela que se intitula fã.

Afinal , o que é ser fã ?
Se recorrermos ao dicionário, ou, ao Google (já que estamos na era da tecnologia) teremos a seguinte definição: Indivíduo que tem e/ou manifesta grande admiração por pessoa pública (Artista e afins). Mas, sabemos que na prática, isso não funciona. Existe uma parcela que se autointitula 'fã' que no lugar da admiração para com o seu ídolo, usa o tempo depreciando o ídolo alheiro. E o motivo? Aliás, os motivos são vários: Vida frustrada, vazia e um amor encubado, que nem mesmo Freud conseguiria explicar.

3 Coisas que o fã-hater faz primeiro que o FÃ
*Ele ativa as notificações: O intuito é certeiro, ele precisa estar cercado de todas as notícias que envolve o ídolo concorrente.
*Comentários: Com as notificações ativadas, ele é o primeiro a comentar. Se a notícia é positiva ela dá um jeito de depreciar. Se a nota é negativa, ele faz uma verdadeira festa - um verdadeiro assessor dos haters originais.
*Propagador da notícia: Após comentários, ele é um dos primeiros a compartilhar. Se a nota é boa, faz questão de colocar uma legenda irônica no compartilhamento da notícia. Se a nota tende a arranhar a imagem desse ídolo que ele detesta (que na verdade, ele ama), ele marca todos os amigos do seu fandom e tripudia da pior forma possível. 

O que leva uma pessoa que se denomina fã, a agir dessa forma?
Como posso compreender a mentalidade de alguém, que tem como a  primeira ação do dia  :   Depreciar aquele que ele diz detestar e que apesar de não curtir a pessoa, enfatiza que respeita o trabalho. Eis, uma outra característica do fã-hater: Ele é mais falsiane que aquela sua amiga (o) que dá em cima do seu namorado (a) e finge que nada está acontecendo.

Vida Vazia, frustrada e sem foco
Ele é  fã da  cantora X, mas comenta bem mais nas postagens da cantora Y. Aquela que a mídia vende como rival, que a blogueira do site B diz que é antipática. Ele é fã da cantora X , mas se importa bem mais com as matérias que a envolve, do que aquelas que enaltecem a cantora Y. É nessa contradição e bipolaridade que esses tipos de fãs se transformam nas piores especies de internautas  e admiradores. São piores que os haters originais, já que esses possuem o ódio demasiadamente declarado.


No mais, a construção de um fã-hater se resume a uma vida frustrada, construída em fracassos e com um caráter mais arranhado e manchado que o senado em Brasília.

POP Brasil

David Dukki