MÚSICA EM FOCO: Com teor representativo, novo clipe de Alice Caymmi questiona a sexualidade sem se ater ao clichê - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

MÚSICA EM FOCO: Com teor representativo, novo clipe de Alice Caymmi questiona a sexualidade sem se ater ao clichê

Foto: Caio Gallucci / Divulgação


Alice Caymmi lançou na última sexta-feira (20) o clipe da música "Homem", de Caetano Veloso. E a coluna Música em Foco desta semana mergulha no universo do clipe e canção.

Letra 
A letra de 'Homem' é aquele tipo de linguagem poética que se mostra como um 'Biscoito fino pra grande massa' e um 'Biscoito massa pra quem é fino'. Com um teor de representatividade, a sensação de liberdade e de autoafirmação com que a letra soa aos nossos ouvidos -  é facilmente notada nos versos: 'Não tenho inveja da fidelidade /Nem da intuição / Não tenho inveja da sagacidade / Nem da dissimulação'.

Clipe
Letra e clipe sincronizam de uma forma que a direção de Dácio Pinheiro se sobressai com o jogo de imagens em preto e branco - onde a sensualidade e ousadia fazem jus ao que é cantado de forma poética por Alice Caymmi.
O "teor representativo" é muito bem utilizado e explorado em cenas que questionam a sexualidade e o universo dos gêneros, cenas em que Alice contracena com duas travestis: Melissa Paixão e Viviany Beleboni.

Mesmo sendo uma regravação, a canção ganha um novo retrato na voz de Alice Caymmi, cujo o clipe traz uma visão  nada clichê de um assunto tão delicado : a sexualidade.

Vale lembrar que “Homem” faz parte do repertório do mais recente DVD de Alice, “Rainha dos Raios – Ao Vivo”, fruto de seu ousado e elogiado espetáculo dirigido por Paulo Borges.



POP Brasil
Ricardo Souza e David Dukki