MÚSICA EM FOCO: Em tom poético, canção e clipe de 'Amanhecer' reacendem uma poesia pouco explorada na atual música sertaneja - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

MÚSICA EM FOCO: Em tom poético, canção e clipe de 'Amanhecer' reacendem uma poesia pouco explorada na atual música sertaneja

Esta semana a coluna Música em Foco mergulha na canção e clipe 'Amanhecer' da cantora Paula Fernandes. O single que faz parte de seu mais recente álbum, é poesia em forma de música, onde a melodia se alinha com a letra, cujo o enredo tem como foco o renascimento de 'um novo eu'.


Foto: Reprodução / Youtube

Letra
Nos primeiros versos, já nota-se o tom poético da letra: Caminhando o dia sobre o céu / A solidão fui eu /E o sol ainda dormia. Sabe aquela sensação de alguém á espera de uma nova chance pra vida, pra amar,  estes versos deixam claro o lado solitário e dramático facilmente notado no Eu Lírico da obra. Falando em solidão, ela é deixada de lado, a partir dos seguintes versos: E os meus olhos encontraram os teus / Acesos pra me achar /Feito um milagre tocaram os meus /A luz do dia eu vi naquele olhar. Este é o exato momento em que o enredo faz jus ao título da canção 'Amanhecer', o momento em que a solidão cede lugar a um novo sentimento, em que se irradia o tal 'novo eu'. 

Clipe
A sincronia com a letra, assim como a excelente fotografia merecem todo e qualquer aplauso. Sabemos bem, que na maioria das vezes um clipe peca  pela falta de sincronia com a história da canção, ou, pela péssima fotografia (O que não é o caso de Amanhecer). Nas primeiras imagens, as luzes por mais que estejam acesas, são apagadas com a sequência em preto e branco, remetendo-se ao lado solitário e dramático dos primeiros versos da canção. O momento em que Paula Fernandes abre o pote de vidro, em que as luzes ganham vida e dão cores ao clipe, acontece o que chamamos de climax - ponto alto do clipe em que o lado dramático dá lugar a paixão, aos sentimentos bons e de fato, amanhece. Outro detalhe, que embora passe despercebido e seja visto apenas como um vestido branco, é a justamente a cor - no caso o branco que descreve a paz, e  quebra toda a escuridão inicial do clipe.

Curiosidades: Almada é o diretor audiovisual e artista plástico. O artista já trabalhou com famosos como Sandy, Pato Fu, Skank e Jota Quest. Além, da parceria feita com Paula no videoclipe 'Piração'. 



POP Brasil
Ricardo Souza / David Dukki