COLUNA: 'Uma vida monitorada por todos, cada passo é um clique'. Você já se colocou no lugar do seu ídolo? - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

COLUNA: 'Uma vida monitorada por todos, cada passo é um clique'. Você já se colocou no lugar do seu ídolo?

Foto: Reprodução Internet / Imagens 


Você já se colocou no lugar do seu ídolo, alguma vez na vida? Imagine uma vida monitorada por todos, acompanhada diariamente por empresários, paparazzis, onde cada passo dado, é motivo de cliques. Você tem o ídolo perfeito, mas pouco compreende o lado humano e imperfeito daquele que você estampa na capa do Facebook, em todas as suas redes sociais.

Em nossa música temos inúmeros contrastes de conquistas e histórias, de artistas que muitas vezes se anularam como ser humano, para vender a imagem de ídolo perfeito e até mesmo, para não decepcionar os seus fãs. Desde uma declaração  á uma omissão,  atitudes e palavras se misturam em um jogo, onde a essência é vencida pelos holofotes. E quando acontece o contrário? Quando ele deixa de fato, seu lado humano falar, é aí que o castelo criado em cima de um perfeccionismo fajuto, desaba e com ele, aparecem as críticas. A sociedade está tão acostumada a ser enganada, que para muitos, mais vale a mentira alimentada por risos falsos e forçada  do que a verdade nua e crua.

E quem não tem a malícia de levar os dois lados desse caminho tão complicado, acaba sendo atropelado por suas escolhas. 'Ele estava embriagado no show / Ela não abriu a porta da van/Ela expulsou o fã do palco'. Poucos, buscam o outro lado da história. 

O LADO HUMANO E OS HOLOFOTES

Quando a imprensa passa a ser 'o contador de histórias' de determinado artista, fica difícil separar o lado humano da arte, o real da fantasia. Um império é erguido, seu nome vira uma verdadeira indústria, uma verdadeira máquina de gerar dinheiro. A garota do interior, o rapaz sonho de consumo do público teen, eles surgem como protagonista de uma história criada e contada nem sempre como ela é, por aqueles que vendem e lucram com a utopia do mundo da música.  Você já chegou a se questionar sobre os desejos, sentimentos e sonhos de infância do seu ídolo? A resposta da maioria será NÃO. É até compreensível o 'não' questionamento, embora, seja fundamental pra que você entenda certas atitudes e ações do artista que você admira.

A cobrança pela perfeição e a permissão dessa cobrança assim como a sua vivência , podem fazer com que a estrela pop, o astro do sertanejo ou a diva do axé, se  anulem como ser humano. E quando os ídolos permitem cobranças agressivas , passam por uma espécie  de mutilação física e sentimental, desencadeando, na desconstrução ao longo do tempo de sua personalidade. É óbvio, que nenhum excesso de visibilidade e cobrança , justificam atitudes x ou y, mas, nos dá a oportunidade de rever toda a trajetória do artista antes de partirmos para o julgamento.

Portanto, não custa se colocar no lugar do seu cantor (a) antes de disparar ofensas, e cobranças, independentemente da situação, seja ela qual for - positiva ou negativa.

POP Brasil
David Dukki