COLUNA: Comparar - A síndrome de quem não tem coragem de dizer: 'Seu ídolo possui qualidades que o meu não tem' - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

COLUNA: Comparar - A síndrome de quem não tem coragem de dizer: 'Seu ídolo possui qualidades que o meu não tem'

Imagem: Pop Brasil


Sabe aquele ditado de que gosto não se discute. Se discute, principalmente quando o respeito é jogado no lixo por fanatismo.

O tema que trago esta semana em minha coluna é clichê: “ Comparações entre artistas”. Assunto constante nas redes sociais e na maioria das vezes tendo como combustor, uma simples palavra “Desrespeito”.  A maioria das brigas e das baixarias nas redes sociais, começa pela comparação entre os artistas, independente se são dos mesmos gêneros musicais. “Figurino, Pose para fotos, performances” são alguns dos elementos que atiçam a curiosidade dos fãs e provocam verdadeiro Tsunami de amor e ódio.

TORCIDA ORGANIZADA
É incrível a capacidade de muitos torcerem contra, desejarem o mal de artista X ou Y por achar que ele de alguma forma causa risco ao fantasioso império do seu ídolo. Imagina um  jogo entre dois clássicos do futebol, com insultos e até agressões a cada segundo da partida. A forma com que muitos fãs agem, é parecida com a agressividade e vandalismo de um jogo clássico no Morumbi. A diferença é que as ferramentas não são garrafas, nem tampouco madeiras, e sim, palavras. Palavras que chegam a ofender até mesmo os familiares do artista.

SÍNDROME DO “SEU ÍDOLO POSSUI QUALIDADES QUE O MEU NÃO TEM”
Comparar, é aquele tipo de síndrome dos fãs que insistem em colocar o seu artista no topo, quando na verdade, está o colocando de forma inferior. “Ah, o look é parecido!” ,“Copiou na cara dura”, “Copiando até eu faço sucesso...”, apenas alguns dos termos utilizados pela tal torcida organizada e do contra. E por que fazem isso? Porque percebem que tal artista conseguiu mais destaque que o seu, que tal artista embora bebendo da mesma fonte conseguiu  a proeza de fazer melhor que o seu.  Tem uma parcela da mídia que alimenta essas comparações, mas, que na maioria dos casos servem  apenas como porta voz de determinado artista. Sabemos que existem artistas que pagam por notas para dá a entender de que ele fez primeiro, de que ele é original, outros apelam através de atitudes – sabe aquele tipo: “Vou postar isso, pra dá a entender que eu fiz primeiro”. Portanto, tal comparação, muitas vezes é alimentada pelo próprio ídolo.

No mais, se nunca estão satisfeitos com as conquistas do seu ídolo, melhor usar o seu tempo fazendo uma análise pessoal e traçando metas pra sua vida, ao invés de ficar denegrindo imagem de A ou B nas redes sociais.



POP Brasil
David Dukki