COLUNA: 'Anitta correu do fã', xingada por aqueles que não fazem autoanálise de suas ações diárias. Até onde vai a hipocrisia? - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

segunda-feira, 28 de março de 2016

COLUNA: 'Anitta correu do fã', xingada por aqueles que não fazem autoanálise de suas ações diárias. Até onde vai a hipocrisia?


Foto: Reprodução / Internet


Esta coluna tem como foco, não obrigar a você leitor a gostar do artista em questão, mas, fazer com que  repense suas atitudes ao denegrir um determinado artista. Uso a palavra 'denegrir', pois, criticar é uma outra via que poucos compreendem.

A artista em questão é a cantora Anitta, que no último fim de semana virou alvo nas redes sociais principalmente por causa de um vídeo, em que aparece correndo ao avistar um fã subindo no palco durante show na cidade de Gravatá - PE. O que gerou a revolta dos internautas e principalmente de alguns dos seus fãs? A imagem de um artista correndo de um fã,  causa desconforto e desconstrói na visão de muitos, aquela fantasia de ídolo perfeito, independente da situação. Já que na relação muitas vezes utópica de fã e ídolo, o 'abraço' é como se fosse carimbo do amor e admiração entre ambos. 'Ah, mas ele podia ter machucado ela e se machucado', um dos argumentos mais utilizados por quem admira e acompanha o trabalho da poderosa Anitta. 

É uma justificativa até compreensível se excluíssemos o 'ego' desse enredo. O ser humano é egocêntrico e a maioria veste uma hipocrisia que assusta. Pedir compreensão desses que agiriam da mesma forma ou pior, é como se achássemos normal dormir em um ninho de serpentes, e esperar que o melhor aconteça. Talvez, o erro da cantora Anitta (se é que pode ser considerado de fato um erro) foi a ausência de parar e questionar se ao menos o fã estava bem, após ter sido contido pelo segurança. Passado o susto inicial da imagem de ver uma cantora 'supostamente menosprezando' o carinho de um fã, aqueles que criticaram e crucificaram a dona do hit 'Bang' por tal atitude ,  deveriam tirar alguns segundos do seu precioso tempo e se colocar na situação do episódio. Mas, sei que o fator 'fã da concorrente perfeita' jamais vai permitir que  façam isso, pois para eles é melhor ajudar a rasurar a imagem de quem por algum motivo não lhe agrada do que usar o bom senso e uma pequena gota de altruísmo. 

COLUNA: A 'Síndrome de Views', tipo de transtorno que atinge aqueles que usam as visualizações como parâmetro de qualidade

A tal da Hipocrisia e a internet
A internet infelizmente é um espaço onde as pessoas confundem liberdade com libertinagem e opinião com xingamentos. A falta de respeito começa quando a perda do mesmo se dá  quando os comentários maldosos passam a denegrir e atingir a família da artista. Nem se dão conta, de que por trás da cantora e seus holofotes, existem (Mãe, pai, irmãos, amigos). Todos têm o direito de não concordar com a reação da Anitta ao avistar o fã, mas, isso não os dá o bônus do xingamento, e nem tampouco de ridicularizar os princípios e valores  da artista nas redes sociais. Portanto, não há motivos pra tamanha disseminação de ódio em cima de alguém que como qualquer outra pessoa, paga seus impostos, trabalha arduamente pra levar o seu melhor. Todo mundo comete falhas, todos passam por situações que aos olhos dos outros são desagradáveis - ninguém está ileso. E o exemplo pode está mais próximo do que imaginamos, você,  um amigo ou colega alguma vez na vida já olharam torto e se esquivaram quando  foram surpreendidos por um morador de rua, flanelinha ou qualquer outra pessoa. Mesmo sem saber de que a aproximação teria como ação um 'me ajuda', e não um 'assalto'. Chega um momento que precisamos fazer uma autoanálise em nossas ações diárias antes de atirarmos as pedras que um dia já foram tacadas em nossa direção, por atitude semelhante. A cena do vídeo exposto nas redes sociais por todos os veículos de comunicação,  te concede o direito de opinar, concordar- discordar, mas, não te dá a liberdade de usar e abusar dos xingamentos pra se autoafirmar como bom samaritano nas redes sociais. E sabemos bem, que atualmente 'Um like vale mais que um minuto de prosa'.


POP Brasil
David Dukki