COLUNA: Lexa possui um dos vocais mais limpos do funk - Pop Brasil

ÚLTIMAS!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

COLUNA: Lexa possui um dos vocais mais limpos do funk



Seu timbre vocal é forte, limpo,  ela surgiu com o single “Posso Ser’’, canção que apesar de não mostrar sua extensão vocal,mas, valoriza e embeleza a delicadeza de sua voz.
Como um bom ouvinte e um simplório especialista em arte - música, afirmo com toda a certeza, sem titubear, que Lexa possui um dos mais belos e limpos vocais no gênero ‘funk’. Algo que é muito raro de se encontrar nesse segmento, principalmente pelas canções limitadas que o mercado e o gênero pedem.

É justamente nesse ponto ( as limitações das letras) , que muitos tendem a criticar todo e qualquer artista que surge nesse segmento. Porém, por mais que tentem menosprezá-la, depreciar seu trabalho e a sua voz, é impossível não reconhecer o seu talento. Principalmente, quando ouvimos cover do tipo : “Você Sempre Será’’, sucesso de Marjorie Estiano, interpretado no vídeo abaixo por Lexa.

 

Infantilidade daqueles que constantemente depreciam o seu talento, simplesmente por enxergar nela qualidades que seu artista favorito, talvez não tenha. E isso acontece muito no mundo da música, não somente com a cantora Lexa.

Seu timbre vocal soa limpo e suave , das notas graves aos falsetes, quando são aplicados em canções românticas, seu talento se sobressai, basta ouvir qualquer cover da cantora acompanhada por um piano. E quem ouve, sem dúvida alguma deve se perguntar: ‘Canta tão bem, mas, porque o funk!?”. Nessas horas, temos que deixar o preconceito de lado e independente do gênero, reconhecer que  na maioria dos casos, as boas vozes se sobressaem. Seja funk, samba, axé, em qualquer segmento (Há cantores e cantores) cantores limitados, cantores completos... E o diferencial de Lexa, que veio de uma família ligada a música,é justamente a voz. A cantora ainda não mostrou todo o potencial, facilmente reconhecido em covers e vídeos antigos lançados por ela na web. Mas, isso o tempo vai mostrar e embora timbre vocal seja uma questão de opinião - gosto pessoal, ela tem um belo timbre e não é limitada como tantos outros cantores do mesmo segmento.

Você pode até não gostar do estilo musical ou não se identificar com a artista, mas, é inegável a qualidade e a forma com que ela trabalha e imprime sua voz. De contra partida, sempre vão existir aqueles comentários direcionados a quem está chegando no mercado: "Cópia/ Ela imita/”, porém, existem casos em que uma cópia pode vir a ser bem mais agradável que o produto original. E essa regra vale para todos os segmentos.
E como tudo na vida é ‘Questão de opinião’, essa foi a minha em relação a Lexa. Até a próxima semana com mais um tema e mais uma coluna!

POP Brasil
David Dukki